sexta-feira, 26 de março de 2010

Portugal dos Pequenitos

Ontem, dia 25 de Março fomos visitar o Portugal dos Pequenitos de comboio.
Saímos da estação do Entroncamento às 8h 42m em direcção a Coimbra. Vimos o rio Mondego, que estava poluído. Entrámos no Portugal dos Pequenitos e ficámos deslumbrados com as casas dos vários países descobertos pelos nossos navegadores. Visitámos a casa da Guiné, Macau, Angola, Moçambique, Açores, Madeira, Índia, S.Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Brasil, ...
Ficámos a conhecer os usos e costumes dos diferentes povos. De seguida fomos à loja dos Pequenitos e alguns compraram lembranças.
Almoçámos junto ao parque Infantil, onde nos divertimos bastante. Deliciámo-nos com gelados saborosos e refrescantes. Seguidamente fomos brincar para as casinhas mínusculas, tirámos fotografias e até celebrámos um casamento numa pequena capela. Adorámos esta cerimónia em que a Adriana fez de padre, a Joana Leal era a noiva e a Filipa Serrano fez o papel do noivo (João Rebelo), com música ao vivo cantada pelo padre e pelos convidados. Participámos numa aventura imaginária e a partir daí inventámos uma história de terror.
Regressámos à estação de Coimbra, entrámos no comboio e voltámos ao nosso local de partida, onde os nossos pais nos esperavam ansiosamente.
Achámos a visita de estudo interessante.
A viagem correu bem, foi muito divertida e gostámos muito da companhia da professora e da nova aluna (a professora Lurdes).
Esta visita de estudo foi espectacular e magnífica!

terça-feira, 23 de março de 2010

Festa da sopa

Esta festa foi realizada no dia do Pai. Iniciou-se às dezanove horas e participámos com muito interesse e entusiasmo. Fizemos poemas, que foram recitados na festa e cantámos uma canção intitulada "Mais um Dia" dedicada aos nossos pais. A nossa colega Laura e o Rúben do 4º ano, turma B foram os apresentadores da festa e leram aos pais o livro intitulado "Meu Pai". Seguidamente iniciou-se a festa da sopa .Havia febras, sumos , doces, ... Havia diversas variedades de sopas , todas elas estavam deliciosas .
O objectivo desta festa foi angariar fundos para aquisição de material para alunos com deficiência visual.
Agradecemos a todos a óptima colaboração prestada, sem a qual não seria possível o sucesso da nossa festa. Foi uma noite espectacular!

Dia do Pai


Com muito carinho realizámos uns presentinhos para os nossos pais.


Fizemos suportes para canetas em forma de paralelepípedos, em cartão.





Utilizámos os seguintes materiais:


  • molas de madeira

  • caixas de cartão

  • tintas

  • cola com brilhantes e corações

  • verniz


  • tinta de relevo

  • pincéis





Pintámos os suportes de cartão de creme, deixámos secar e aplicámos cola com brilhantes e corações.






De seguida pintámos molas de madeira, umas de laranja, outras de azul e colámo-las nas caixas.






Escrevemos uma carta aos nossos pais e colocámo-la dentro da caixa.






Finalmente fizemos um molde em forma de coração numa batata e decorámos os saquinhos com corações vermelhos.










segunda-feira, 1 de março de 2010

Produção de textos

Construímos um texto narrativo imaginando um episódio contado por um rouxinol (na 1ª pessoa).

No bosque
Numa manhã de Sol radioso decidi ir com os meus amigos passear pelo bosque.
Naquele dia tudo estava sereno e silencioso, apenas se sentia a brisa fresquinha e se ouvia o murmúrio daquele rio, que por ali passava. Os meus alunos começaram a cantar alegremente e naquele sossego ouvia-se a melodia mais bela que podia haver e quando olhámos à nossa volta todos os animais estavam a assistir àquele belo espectáculo.Eu fiquei muito orgulhosa dos meus alunos! Da relva húmida das chuvas do Inverno brotaram belíssimas flores multicores e a luz do Sol começou a reluzir fortemente. Aquela linda melodia despertara a Primavera!
Os espectadores estavam fascinados com toda aquela beleza e no final todo o orfeão recebeu uma taça de ouro, em honra de todas aquelas maravilhas.
(Joana Bernardino)
A banda de música
Decidi organizar um espectáculo de canto. Os meus alunos estavam um pouco nervosos. Tocou uma música, para terem uma entrada triunfante no palco. Começou o espectáculo.Estava tão feliz por ser eu o maestro daquele magnífico coro! Quando acabaram de cantar receberam tantas palmas que até coraram. A recompensa seria eu falar com um amigo meu, que me iria ajudar a formar uma banda. Repentinamente fui telefonar ao meu amigo. O contrato estava feito. O meu amigo veio assistir a uma actuação dos meus alunos. Ele ficou impressionado com o que ouviu. Disse-me que era possível formarem uma banda e serem famosos. Passaram seis anos. A banda já era conhecida por toda a gente.
(Mariana Ferreira)
Numa tarde de Primavera
Numa tarde radiosa e quente de Primavera eu estava sentado numa cadeira ao Sol com os meus amigos. Eles eram o chapim Azul, a coruja, o tentilhão e eu (o rouxinol). Nessa tarde apetecia-me cantar, mas os meus companheiros não queriam. A coruja tinha inventado que estava rouca. Vejam só! Então disse-lhes:
-Se não cantam comigo agora, quando vocês quiserem fazer alguma brincadeira, também não faço!
-Está bem, nós cantamos contigo!- exclamaram os meus amigos. Quando acabámos de cantar eu tive uma idéia.
-Amigos, podíamos fazer um espectáculo aqui no bosque, que tal?- interroguei eu.
-Sim,sim,que boa idéia!- exclamaram os meus amigos.
Chegou o dia do espectáculo e depois da nossa actuação recebemos um grande aplauso do público.
Todos tinham apreciado a nossa melodia!
(Inês)
Eu e a minhoca
Certo dia estava a cantar em cima de uma árvore com os meus amigos,quando caí dela abaixo.
Havia um problema, eu ia cantar à frente de imensos pássaros. E se eu cantasse com a pata partida?-pensava eu. Os pássaros ficariam a olhar para mim! No dia seguinte acordei cheio de dores na pata. Dirigi-me ao calendário e reparei que era o dia do espectáculo. Então decidi cancelá-lo e mudá-lo para outro dia. Não pude evitar, tive de ir ao veterinário. Como ainda não estava bom, pedi a uma minhoca que cantava fabulosamente bem, para cantar por mim. Logo a avisei, que se cantasse mal, eu a comeria.
O espectáculo correu bem e decidimos formar uma banda, ela cantava e eu tocava piano.
Todos os animais do bosque apreciaram as nossas músicas! Os habitantes daquele bosque ficaram fascinados com a sua beleza e com a nossa música espectacular!
(Laura)